CADASTRO     ATUAL    ANTERIORES    NOTÍCIAS     PESQUISA

ALQUIMIA DA LINGUAGEM

– Realizado de 16 a 19 de Maio de 2011 -

      

 

APRESENTAÇÃO:

            O I Encontro de Lingüística e Literatura da Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia, da Universidade de Pernambuco faz parte de um amadurecimento no âmbito da pesquisa que a instituição vem alcançando nos últimos tempos. A Universidade de Pernambuco tem três faculdades de formação de professores. O Curso de Letras teve início em Garanhuns junto com a criação da instituição, ou seja, em 1967. Durante sua trajetória muitos eventos foram realizados na área de letras; no entanto, por estar distante dos grandes centros e pelo baixo poder aquisitivo de sua comunidade acadêmica, sempre se restringiu à população local e por isso, a instituição é quase desconhecida no meio acadêmico. Há alguns anos, com a entrada de novos professores doutores, a instituição começou a buscar meios que a promova no meio acadêmico e, para isso, busca parceria através de colegas de outras instituições na tentativa de promover um Encontro desse porte. Além disso, o I Encontro de Lingüística e Literatura representa a oportunidade de promover para os alunos a ampliação do conhecimento e novas visões sobre o que eles viram apenas em sala de aula e representa, também, o diálogo entre os pesquisadores da Universidade de Pernambuco e os pesquisadores de outras instituições, tornando legítima a pesquisa desenvolvida até o presente. Muitos assuntos na área de Lingüística e Literatura serão debatidos durante este Encontro, o que subsidiará o curso de Letras que começa a dar os seus primeiros passos para se fortalecer e poder dar a sua contribuição à área. Grande contribuição esse Encontro trará, não somente para a instituição bem como para a região do Agreste Meridional. Garanhuns ora se está formando em pólo educacional, mas falta-lhe evento desse porte para dar-lhe visibilidade. Grandes pesquisadores foram convidados e aceitaram vir até Garanhuns para dar a sua contribuição e a expectativa da instituição é que esse Encontro se repita durante todos os anos que virão.

Coordenação: Prof. ª Dr.ª Silvânia Núbia Chagas

ACESSO AO CADERNO DE RESUMOS - N.° ESPECIAL DA REVISTA DIÁLOGOS

    PDF

SUMÁRIO GERAL

RESUMOS DAS CONFERÊNCIAS E MESAS-REDONDAS

1.Literatura, Cidadania e Direitos Humanos: Uma Relação Possível – Prof. Dr. Alexandre Furtado (UPE) – p.11

2. Literatura e Territorialidade: Moçambique nas Crônicas de Suleiaman Cassamo – Prof.ª Dr.ª Ana Cristina Marinho Lúcio (UFPB) – p.12

3.Agrupamentos de Gênero: Discutindo Terminologias e Conceitos – Prof. Dr. Benedito Gomes Bezerra – p.13

4.Hibridismo e Mestiçagem nas Literaturas de Língua Portuguesa (Notas Críticas) – Prof. Dr. Benjamin Abdala Jr. (USP) – p.14

5. Pepetela: Ficção, Realidade e Direitos Humanos – Prof.ª Dr.ª Cristina Botelho (UPE) – p.15

6.Um Olhar Crítico Sobre a Prática do Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas – Prof.ª Me. Dirce Jaeger (UPE/Faceteg) – p.16

7.Aula de Língua Portuguesa: Reflexões e Perspectivas – Prof.ª Me. Francisca Núbia Bezerra (UPE/Faceteg) - p. 17

8.A Concepção de Metamodernidade Como Forma de Entendimento da Dinâmica das Vanguardas Poéticas – Prof. Dr. Jairo Nogueira Luna (UPE/Faceteg) - p. 18

9. Lei 10.639/03: Escola, Literatura e Identidade – Prof.ª Dr.ª Jeane de Cássia Nascimento Santos – UFS – p. 19

10.Em Busca do Mistério e da Epifania da Palavra – Prof.Dr. José Luiz Fiorin (USP) – p. 20

11.Ensino de Análise Linguística: Analisando e Propondo Alternativas – Prof.ª Dr.ª Lívia Suassuna (UFPE) – p. 21

12.Referenciação e Intertextualidade em Gêneros do Discurso - Prof.ª Drª. Mônica Magalhães Cavalcante (UFC) – p. 22

13.Pobreza e Exclusão em Graciliano Ramos – Prof.ª Dr.ª Silvânia Núbia Chagas (UPE/Faceteg) – p. 23

14.Epistolografia e Marginália Como Auxiliares da Crítica Literária – Prof. Dr. Antônio Dimas (USP) – p. 24

15.Duplo Enfoque Sobre a Língua Portuguesa Na Formação de Professores: Entre o Aprender e o Ensinar – Prof. Dr. Marcelo Machado Martins (UFRPE) – p. 25

16.A Linguagem de José Lins do Rêgo: Variação Regional e Social - Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Silva de Aragão (UFPB/UFC) – p. 26

17.A Representação do Negro nas Literaturas Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa - Prof.ª Dr.ª Elisalva Madruga Dantas (UFPB)-p.28

18.Guimarães Rosa: Entre Duas Águas - Prof.ª Dr.ª Marli Fantini Scarpelli (UFMG) – p.29

RESUMOS DAS COMUNICAÇÕES

1. A representação da doença como "metáfora" em a peste, de Albert Camus - Alberes Santos (UFPE) – p. 30

2. Fóruns de comunidades do orkut: variação linguística na escrita de homens e mulheres – Ana Paula Oliveira Soares (UPE) – p. 31

3. Literatura infanto-juvenil afro-brasileira: reconstruindo a identidade cultural afrodescententes nos alunos da comunidade remanescente quilombola do Castainho, em Garanhuns – PE. - Anderson de Souza Frasão (UPE)- p.32

4. A produção de texto em avaliação classificatória - Ângela Valéria Alves da Silva (UFRPE)- p. 33

5. José Cardoso Pires e sua valsa lenta: convergências médico-literárias - Anuska Karla Vaz da Silva (UFPE)- p. 34

 6. Sobre a diacronia dos verbos ser e estar no português: uma abordagem morfológica - Cícero Barboza Nunes (UFRPE) - Prof. Dr. Marcelo Amorim Sibaldo (UFRPE) – p. 35

7. Um desafio nos gêneros digitais: discutindo a genericidade em weblogs - Cleber Pacheco Guimarães (UFPE)- p. 36

8. A variante linguística da ilha do Massangano x a variante dos textos escolares - Daiane Batista da Silva (UPE)- p. 37

9. A variação linguística nas redes sociais - Daniele Basilio Nunes (UFRPE) – p. 38

10. Processos fonológicos naturais: implicaturas para o ensino de língua materna - Edigar dos Santos Carvalho (UFPE)- p. 39

11. Hipertexto como ferramenta para o ensino de leitura e escrita no âmbito escolar - Edilaine Trajano de Almeida (UPE)- p.40

12. Os gêneros discursivos na proposta curricular da prefeitura de recife: há orientações específicas para os professores de EJA? - Edla Ferraz Correia (UFPE) – p. 41

13. Estudos variacionistas sobre a fala de Pernambuco: inspirações com vistas a um atlas lingüístico – Edmilson José de Sá (UFPB) – p. 42

14. Nas entrelinhas da semiótica: os discursos construídos na moda - Eduardo Manoel Barros Oracio (UFRPE) – p. 43

15. O caráter (re)criador em O Embondeiro Que Sonhava Pássaros, de Mia Couto. - Erick Camilo da Silva Gouveia (UPE) -. p.44

16. Frase: caracterização e análise do gênero - Francilene Leite Cavalcante (UPE) – p. 45

17. O ethos da escrita feminina no livro no Tempo Frágil das Horas, de Luzilá Gonçalves Ferreira - Giovanna de Araújo Leite (UPE) – p. 46

18. Quando Eu Era Pequena, de Adélia Prado: biografia x autobiografia? - Jocilene Pereira Lima (UFPB) – p. 47

19. Hibridismo identitário e resistência cultural em o Ex-futuro Padre e sua Pré-viúva, de Mia Couto - José Aldo Ribeiro da Silva (UPE)- p.48

20. Ethos, estilo e autoria nos sonetos mediúnicos de Florbela Espanca - José Antonio Ferreira da Silva (ISEP) – p. 49

21. Práticas discursivas sobre a leitura - Como se lê: a visão docente. - Keila Gabryelle Leal Aragão (UFPB)- p. 50

22. O ensino de língua inglesa mediado pela tecnologia: sua contribuição para o ensino médio - Layanne Roberta de Araujo Silva (UFRPE)- p. 51

23. Aula de português: um tema em três gêneros - Lígia Rocha Silveira (UFPE)- p. 52

24. Importância da análise de identidades sociais em gêneros imagéticos inseridos em livros didáticos de língua portuguesa - Lílian Noemia Torres de Melo (UFPE) – p. 53

25. Possibilidades educativas dos gêneros digitais: construindo conhecimentos através de blogs - Lindinalva Maria da Silva (UPE) - Perla Daniquelle de Oliveira (UPE)- p. 54

26. Sobre o problema da linguagem e a linguagem do problema: uma leitura benjaminiana de A Invenção de Morel - Mahely Barros (UFPE) – p. 55

27. Análise das primeiras histórias em quadrinhos do Brasil - Maria Clara Catanho Cavalcanti (UFPE)- p. 56

28. Relato de experiência - Márcia Vandineide Cavalcante (UPE)- p.57

29. O canto de Os Lusíadas atravessa o primeiro mar, de Ana Maria Machado - Maria José C. De Andrade (UPE) – p. 58

30. O estudo da variação linguística na educação de jovens e adultos - Naila Lins da Silva (UFPE) – p. 59

31. A teoria do déficit linguístico e a teoria variacional: um estudo de caso em escolas públicas e particulares do Recife - Onilma Freire dos Santos (UFPE)- p. 60

32. O arquétipo da sombra na imagem de lord voldemort em Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling - Rafael Francisco Braz (UEPB)- p. 61

33. A influência do professor na formação do aluno-leitor do texto literário - Raquel Monteiro da Silva Freitas (UFPB)- p. 62

34. A crítica literária e o discurso do negro na literatura do século XIX. - Raul Azevedo de Andrade Ferreira (UFPE)- p. 63

35. Centralidade da leitura e escrita no orkut: percepção de alunos e professores e possibilidades pedagógicas - Renato Lira Pimentel (UPE) – p. 64

36. A linguagem proibida na escola - Roberta Pereira de Novaes Sampaio (UPE)- p. 65

37. Letramento enquanto prática social e letramento escolar - Rosa Maria de Souza Leal (UFPE) – p. 66

38. A Aquisição da escrita e o desenvolvimento da consciência metalingüística - Rossana Regina Guimarães Ramos Henz (UPE) – p.67

39. Autor-personagem: recriação do eu no universo virtual - Ruty Elane Bezerra de Menezes (FAFICA)- p. 68

40. Brincando de ser feliz: Tony Morrison, Conceição Evaristo e a reinvenção do mundo -

Sueli Meira Liebig (UEPB)- p. 69

41. Gênero textual no livro didático de língua inglesa - Tiago Lessas José de Almeida (UFPE)- p. 70

42. No continum fala/escrita, a carta do leitor - Valfrido da Silva Nunes (UFAL /IFPE)- p. 71

43. A diferença linguística pronunciada pela mulher na reprodução da desigualdade de gênero - Vanessa Cavalcanti (UPE) – p. 72

44. MST e noção de reforma agrária: analisando discursos - Vinícius Nicéas do Nascimento (UFPE)- p. 74

45. Panorama histórico da literatura em Garanhuns: das origens à década de 50 - Wagner Marques Cordeiro (UPE) – p. 75

46. Considerações sobre a aprendizagem de língua inglesa mediada pela internet e a formação identitária do estudante de letras - Wellington Marinho de Lira (UFRPE) – p. 76

47. Os alunos do ensino médio e sua relação com os livros de literatura adotados para o vestibular - Ruth Ellen Rodrigues Dutra (UFPB) - Profa. Dra. Maria Ester Vieira de Sousa (UFPB)- p. 77

48. Riso e sátira social na poesia de Luiz Gama - Herbert Nunes de Almeida Santos (UFAL) – p. 78

49. O mundo além da aparência: aspectos de uma linguagem desrealizante nas obras de Guimarães Rosa e Franz Kafka - Igor Andreas Rodrigues Bandim (UFPE) – p. 79

50. A construção da cultura hispano-americana a partir da literatura - Jaciara Josefa Gomes (UFPE)- p. 81

 

TEMÁRIO

                        O tema escolhido para o Encontro é “A alquimia da linguagem”. Embora pareça um tema restrito, na verdade trata-se de uma temática que abarcará as duas áreas – lingüística e literatura -, uma vez que pensou-se em congregar estudiosos com pesquisas abrangentes não somente em cada área mas, também, envolvendo as duas. Nesse amplo rol, cabem formas relevantes de tratamento e, para tanto, foram estabelecidos os seguintes eixos temáticos:

                         

1. Literatura e diversidade cultural.

2. A ambigüidade e o lúdico na linguagem poética.

3. Pós-modernismo ou Neobarroco: aspectos da contemporaneidade na literatura    brasileira.

4. A alquimia da palavra: a prosa poética de João Guimarães Rosa.

5. Tendências contemporâneas na literatura.

6. Hipertexto, gêneros digitais e ensino.

7. Letramento social e letramento escolar.

8. Práticas discursivas e análises de gêneros.

9. Variação e Mudança Linguística.

10. Discurso, ideologia e cognição.

 

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Benjamin Abdala Júnior (USP), José Luiz Fiorin (USP), Antonio Dimas (USP), Elisalva Madruga Dantas (UFPB), Marcelo Machado Martins (UFRPE), Ana Cristina Marinho (UFPB), Ângela Paiva Dionísio (UFPE), Mônica Magalhães Cavalcante, (UFC) Maria do Socorro Silva de Aragão (UFC)

COMISSÃO EDITORIAL

Silvania Núbia Chagas (UPE), Benedito Gomes Bezerra (UPE), Jairo Nogueira Luna (UPE), Elcy Luiz da Cruz (UPE), Jeane de Cássia Nascimento Santos (UFSE)

COMISSÃO ORGANIZADORA

Silvania Núbia Chagas (UPE), Benedito Gomes Bezerra (UPE), Jairo Nogueira Luna (UPE), Francisca Núbia Bezerra e Silva (UPE), Dirce Jaeger (UPE), Elcy Luiz da Cruz (UPE)

MONITORES

Anderson de Souza Frasão, José Aldo Ribeiro da Silva

WEBMASTER

Erick Camilo da Silva Gouveia

 

 CADASTRO     ATUAL    ANTERIORES    NOTÍCIAS     PESQUISA