Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS À COMPREENSÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

d.o.i. 10.13115/2236-1499.2013v1n10p180

MÁRIO MEDEIROS[1]

EDILEUZA DE LIMA BEZERRA[2]

RESUMO

O artigo destaca contribuições das Neurociências à compreensão dos processos neurocerebrais envolvidos no ensino-aprendizagem e mostra como essas contribuições podem ser utilizadas em associação com a teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel (2002) e com a Psicogênese da Língua Escrita de Ferreiro & Teberosky (1979). Defende a necessidade de familiarizar os profissionais da educação com conhecimentos referentes a esses processos para conduzir a melhoria do desempenho acadêmico vigente na maioria de nossas escolas.

Palavras-chave: Educação. Neurociência. Aprendizagem significativa.

ABSTRACT

The article highlights the contributions of neuroscience to understand the neurological processes involved in teaching and learning and shows how these contributions can be used in connection with the theory of Meaningful Learning of Ausubel (2002) and Psychogenesis Language Writing of Teberosky & Ferreiro (1979). Advocates the need to familiarize education professionals with expertise related to these processes lead to improved academic performance in most of our existing schools.

 Keywords: Education. Neuroscience. Meaningful learning.


[1] Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Braga, Portugal. É Pós-Doutor pela Universidade de Málaga, Espanha.  Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco-UPE, Campus Garanhuns.

[2] Pedagoga pela Universidade de Pernambuco- UPE, Campus Garanhuns.


 

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.° 10

Home Page da Revista

Normas de Submissão de Artigos