Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Abre-te, cérebro! O tudo que cabe nas palavras de Arnaldo Antunes

D.O.I. 10.13115/2236-1499.2014v2n11p6

Hernany Tafuri[i]

UFJF 

RESUMO: Pretende-se, neste texto, apresentar as intersecções, influências e entremeios aos quais a produção poética de Arnaldo Antunes está sujeita, passando por movimentos de Vanguarda e Pós-vanguarda como Antropofagia, Concretismo e Tropicália, tomando como base para análise poemas presentes em seus três primeiros livros – Psia, Tudos e As Coisas.

 Palavras-chave: Poesia brasileira. Arnaldo Antunes. Interdisciplinaridade. Antropofagia.

 ABSTRACT: The aim in this text present the intersections, influences and intervals to which the poetic production of Arnaldo Antunes is subject, through movements of Vanguard and post-avant-garde as Antropofagy Concretism and Tropicália, taking as a basis for analyzing poems present in his first three books - Psia, and Things All ads.


Keywords: Brazilian Poetry. Arnaldo Antunes. Interdisciplinarity. Cannibalism.


 

[i] Possui graduação em Letras - Português (2011), especialização em Ensino de Língua Portuguesa (2012) e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários/Mestrado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, instituição da qual é servidor desde 2009 – Assistente em Administração. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Publicou, em 2008, com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes, do Município de Juiz de Fora, o livro de poemas “Vertigens do tempo” o qual recebeu o prêmio de Melhor Livro Estrangeiro de Poesia Jovem da Accademia Internazionale “IL Convívio” Castiglione di Sicília (CT) – Itália. Em 2010, novamente com o apoio daquela Lei, publicou, junto aos amigos Alexandre Vieira e Carolina Fellet, o livro de contos “III em Contos”. Naquele ano, em edição do autor, publicou o volume de poemas (Quebrando) Objetos inúteis pelo selo VirtualBooks. Incentivado por aquela Lei de Incentivo à Cultura, em 2012 publicou mais um livro de poemas: Gagueira da alma. É membro correspondente da Academia de Artes Ciências e Letras da Ilha de Paquetá (AACLIP) desde o segundo semestre de 2012.

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.° 11

Home Page da Revista

Normas de Submissão de Artigos