Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

O corpo: uma análise a partir da perspectiva da Educação Física e da Filosofia

The body: an analysis from the perspective of Physical Education and Philosophy

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.2014v2n11p191

 

Tibério Machado1,2

tiberiojose@gmail.com

Marilane Santos[1],[2]

marilanesilva@yahoo.com.br

Angelo Vargas1,2

angelo.vargas@uol.com.br

 

Resumo

O presente artigo almejou propor uma reflexão com base na história humana sobre as diversas perspectivas de entendimento do corpo, culminando com as questões contemporâneas. Todavia, a referida reflexão pautou-se nos pilares fundamentais de duas áreas do conhecimento humano a Filosofia e a Educação Física, que tiveram momentos de significante importância na Grécia Helênica, no entanto na contemporaneidade aproximaram seus conhecimentos através das propostas elencadas pelo português Manuel Sérgio e que favoreceram a uma nova ótica para os Profissionais de Educação Física, em que pese a sua área do conhecimento e forma de atuação, além da compreensão das questões corporais e sua representatividade na sociedade hodierna.

Palavras-chave: Corpo; Educação Física; Filosofia.

 

Abstract

The present article aimed to propose a reflection in accordance with the human history about the different possibilities of understanding the body, culminating with contemporary issues. However, that said reflection was based on the fundamental pillars of two areas of human knowledge Philosophy and Physical Education, who have had moments of significant importance in Greece Hellenic, but in contemporary approached their knowledge through the proposals inferred by portuguese Manuel Sérgio and encouraged the a new viewpoint for Physical Education Professionals, as it pertains their area of knowledge and forms of action, beyond the understanding of body issues and their representation in today's society.

Keywords: Body, Physical Education Philosophy.


 

[1] Grupo de Estudos em Direito Desportivo – FND/UFRJ 

[2] Laboratório de Estudos da Cultura Social Urbana – LECSU

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.° 11

Home Page da Revista

Normas de Submissão de Artigos