CADASTRO     ATUAL    ANTERIORES    NOTÍCIAS     PESQUISA     PROFLETRAS

O Blog Como Ferramenta do Ensino da Escrita: Comentários em Cena

Maria Alcione Gonçalves da Costa

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.2014v1n12p5

Resumo



Ao reconhecer a necessidade e urgência da inserção das TIC no contexto escolar, o presente trabalho propõe possibilidades do ensino da escrita no blog por meio dos comentários, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Adotamos, como aporte teórico, os estudos sobre a escrita em ambiente virtual desenvolvidos por Marcuschi (2010) e Primo (2003), assim como os estudos de Gomes (2005) a respeito da função pedagógica do blog. Para tanto, fizemos o acompanhamento de duas turmas da rede pública do Município de Caruaru a partir da realização de oficinas sobre o uso da ferramenta blogger e do desenvolvimento de atividades no blog, envolvendo a participação dos alunos por meio da publicação de comentários. Com base nos resultados alcançados, percebemos que o blog apresenta-se como uma possibilidade concreta para o professor de língua materna desenvolver o letramento digital e a escrita dos alunos, visto que ele é uma ferramenta fácil de ser utilizada e altamente interativa. Além do mais, reconhecemos que a escola não pode mais isentar-se de seu papel de formar indivíduos capazes de participar efetivamente das novas práticas sociais que surgiram na internet.

Palavras-chave: Blog, Ensino, Escrita, Comentários, Letramento digital

Abstract: Recognizing the need and urgency of integrating ICT in the school context, this paper proposes possibilities of teaching writing in the blog through the comments, with 9th graders of elementary school II. We have adopted, as the theoretical, studies about writing in a virtual environment developed by Marcuschi (2010) and Primo (2003), as well as studies of Gomes (2005) regarding the teaching of the blog function. Therefore, we made the monitoring of two classes of public network in the city of Caruaru from the workshops on the use of blogger tool and development activities on the blog, involving the participation of students by posting comments. Based on the results, we noticed that the blog is presented as a real possibility for the teacher of mother tongue develop digital literacy and writing of students, since it is an easy tool to use and highly interactive. Moreover, we recognize that the school can not disclaim its role of forming individuals able to participate effectively in new social practices that have emerged on the internet.

Keywords: Blog, Education, Writing, Reviews, Digital Literacy


 

Texto completo:

PDF

Referências

AZZARI, Eliane Fernandes; CUSTÓDIO, Melina A. FANFICS, GOOGLE DOCS... A PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA. In. ROJO, Roxane (org.). Escol@ conectada: os multiletramentos. 1. Ed. São Paulo: Parábola, 2013, 73-92.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa: terceiro e quarto ciclo, Brasília: MEC/SEF. 1998.

COSCARELLI, C. V. Linkando as ideias dos textos. In ARAÚJO, J. C.; DIEB, M. (orgs.). Letramentos na web: Gêneros, interação e ensino. Fortaleza: Edições UFC, 2009, p.13- 22.

GOMES, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In Actas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Portugal: Leiria – 16–18 de Novembro de 2005.

KLEIMAN, Ângela (Org.). Os significados do letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros emergentes no contexto da tecnologia virtual. In MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C (orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2010, 15-80.

PRIMO, Alex. A interação mediada por computador: a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relaciona. Tese de Doutorado. Apresentada ao Programa de Pós-graduação em Informática na Educação em março de 2003.

PRIMO, Alex Fernando Teixeira; RECUERO, Raquel da Cunha. Hipertexto Cooperativo: Uma Análise da Escrita Coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia. Revista da FAMECOS, n. 23, p. 54-63, Dez. 2003.

PRIMO, A. F. T.; SMANIOTTO, Ana Maria Reczek. Blogs como espaços de conversação: interações conversacionais na comunidade de blogs insanus. e Compos, v. 1, n. 5, p. 1-21, 2006.