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O Conceito de Sujeito: Possibilidades Para Pensar Com Foucault

Franciele Roberta Cordeiro - UFRGS


D.O.I.: 10.13115/2236-1499v1n12p116

Resumo


RESUMO: Este ensaio tem por objetivo apresentar algumas reflexões acerca do conceito de sujeito. Recorreu-se ao debate realizado entre Michel Foucault e Noam Chomsky no International Philosophers' Project em 1971 e ao curso A coragem da Verdade, ministrado por Foucault no Collège de France em 1984. O conceito de sujeito, na perspectiva foucaultiana, move-se em direção à relação com o outro, por meio da fala, da escrita, dos exercícios de cada um para consigo e com os demais, na tentativa de constituir-se. Por meio da contextualização histórica, da descrição das relações sociais, de poder e de saber é possível pensar em um sujeito fruto das experiências, que cuida e governa de si. Dessa forma, suspendem-se alguns modos de pensar o humano, vislumbrando-se outras problematizações, que não somente as transcendentais. 

Palavras-chave: Sujeito; Estudos Foucaultianos; Educação.

ABSTRACT: This paper aims to present some reflections on the concept of subject. We used the debate between Michel Foucault and Noam Chomsky at the International Philosophers' Project in 1971 and the course Courage of Truth, taught by Foucault at the Collège de France in 1984. The concept of the subject, in foucaultian perspective, moves in towards the relationship with the other, through speech, writing, exercises each with himself and with others, in an attempt to arise. Through the historical context, the description of the social relations of power and knowledge is possible to think of a subject result of the experiments, which cares for and governs itself. Thus, some modes are suspended to think human, catching a glimpse of other problems found that not only the transcendental.

Keywords: Subject; Foucault's studies; Education.


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Referências

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