CADASTRO     ATUAL    ANTERIORES    NOTÍCIAS     PESQUISA     PROFLETRAS

A Influência da Psicologia nas Transformações Educativas: Pressupostos Sobre as Contribuições do Conhecimento Psicológicos Para a Teoria e Prática da Educação

Laiz Gomes Ferreira, Maria Inez Santos Moura

 

Resumo

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.v1n12p129

RESUMO

Este artigo se propõe a discutir a influência da Psicologia nas transformações educativas, que influenciaram na teoria e Prática do pensamento pedagógico brasileiro, para a compreensão dos processos de ensino/ aprendizagem em contextos organizados e institucionais, verificando o desenvolvimento do ato educativo com a integralidade das várias correntes teóricas da ciência da Psicologia, Filosofia e Educação. Para tanto, na perspectiva metodológica qualitativa, destacou-se a pesquisa bibliográfica e exploratória para balizar o estudo. Constatou-se que existe uma correlação, que indica que o conhecimento da Psicologia Educacional ao serem utilizados na educação subsidia uma melhoria no ensino e na prática educativa, na tentativa de obtenção de respostas sobre aproximação, influencia e relação entre psicologia e educação, mediante a aplicação coordenada dos instrumentos teóricos e metodológicos que propiciam as várias disciplinas educativas, dentre as quais se encontra a Psicologia da educação. 

Palavras-Chave: Influência da Psicologia, Conhecimento Psicológico, Teoria e Prática da Educação.

ABSTRACT

This article intends to discuss the influence of the Psychology in the educational transformations, that they influenced in the theory and Practice of the Brazilian pedagogic thought, for the understanding of the teaching processes / learning in organized and institutional contexts, verifying the development of the educational act with the integration of the several theoretical currents of the science of the Psychology, Philosophy and Education. For so much, in the qualitative methodological perspective, he/she stood out the bibliographical and exploratory research to beacon the study. It was verified that a correlation exists, that indicates that the knowledge of the Educational Psychology to the they be used in the education it subsidizes an improvement in the teaching and in practice educational, in the attempt of obtaining of answers about approach, it influences and relationship between psychology and education, by the coordinated application of the theoretical and methodological instruments that they propitiate the several educational disciplines, among which he/she is the Psychology of the education.

Keywords: Influence of the Psychology, Psychological Knowledge, Theory and Practice of the Education.


 

Texto completo:

PDF

Referências

APOLINÁRIO, Maria Raquel, (org.). História. 2 Ed. São Paulo: Editora Moderna, 2007.

AZEVEDO, Fernando de. [et al.]. Manifestos dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e dos Educadores (1959). Recife - Pernambuco: MEC/ Fundação Joaquim Nabuco/FNDE, 2010.

BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: Uma introdução ao estudo de Psicologia. 13 Ed, São Paulo – SP: Editora Saraiva, 1999.

BOURDIEU, Pierre e PASSERON, Jean-Claude. A reprodução; elementos para uma teoria de do sistema de ensino. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1975.

BRASIL. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da UNESP/FEU, 1999.

CLAPARÊDE, Éduard. A educação Funcional. São Paulo, Nacional, 1958.

COLL, C. Conocimiento psicológica y práctica educativa: introducción a las relaciones entre psicología y educación. Barcelona: Barcanova, 1989b.

GADOTTI, Moacir. História das Idéias pedagógicas. 5 ed., Editora Ática, São Paulo – SP. 1997.

DEWEY, Jonh. A Filosofia em Reconstrução. 2 Ed. São Paulo: Nacional, 1959.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4 Ed. São Paulo, Atlas, 2002.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 5 Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.

RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da Educação Brasileira: a organização escolar. 17 Ed. ver. E ampl. Campinas/SP: Autores Associados, 2001. (Coleção memória da educação)

TEMPORETTI, Félix. Artigo: Mi Credo Pedagógico – Teoría de La Educación y Sociedad – Jonh DEWEY. Trad. Lorenzo Luzuriaga - Center Editor de América Latina, Buenos Aires, 1977

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o Ensino Médio. 2 Ed. São Paulo: Saraiva 2010.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia. 2 Ed. – São Paulo: Cortez, 2007. (Coleção Magistério. Série formação geral).

CADASTRO     ATUAL    ANTERIORES    NOTÍCIAS     PESQUISA     PROFLETRAS