CADASTRO     ATUAL    ANTERIORES    NOTÍCIAS     PESQUISA     PROFLETRAS

O Número de Ouro e suas Aplicações no Ensino da Matemática

Robisonere da Silva, Janaína Viana Barros

 

Resumo

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.2014v1n12p298

RESUMO
Devido à grande preocupação com o ensino aprendizagem da matemática, é através de um número que mostraremos que a matemática não é apenas uma disciplina complexa que vem afastando o interesse dos estudantes a cada dia. O número citado neste artigo é uma prova concreta, que existem várias formas de ensinar, e é com esse intuito que mostraremos que a matemática está presente no cotidiano dos estudantes, através das grandes curiosidades existentes na natureza e na arte. Esses exemplos são abortados através de razões e proporções, nos animais, vegetais, obras de arte, construções civis e no ser humano. Pretendemos quebrar a barreira que existe na matemática e transformá-la em uma disciplina cheia de encantos.

Palavras-chave: número de ouro, natureza, ensino aprendizagem da matemática.

ABSTRACT
Due to the great concern for the teaching and learning of mathematics, is through a number that show that mathematics is not only a complex discipline that comes away from the interest of students every day. The number quoted in this article is concrete evidence, there are several ways of teaching, and it is to this end that show that mathematics is present in the daily lives of students, through the great curiosities existing in nature and art. These examples are aborted through ratios and proportions, animals, plants, art works, civil construction and in humans. We intend to break the barrier that exists in mathematics and turn it into a full discipline of charms.

Keywords: gold number, nature, teaching mathematics learning.


 

Texto completo:

PDF

Referências

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicações. 2. Ed. São Paulo: Ática 2013.

ZAHN, Mauricio. Sequência de Fibonacci e o Número Ouro. Ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna 2011.

EVES, Howard. Introdução a historia da matemática. Tradução: Hygino H. Domingues – Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2004.

MAOR, Eli. e: a história de um número. Tradução de Jorge Calife. – 4a Ed.- Rio de Janeiro: Record, 2008.

BELUSS, Miyaishi Belussi. Artigo número de ouro. Departamento de Matemática, Universidade Estadual de Londrina Caixa Postal 6001, 86051-990, Londrina – PR – Brasil, 2010.

Lins, Cristina. A Matemática das abelhas. Disponível em: . 31 de agosto de 2014.

Euclides: Os elementos/Euclides. Tradução e introdução de Irineu Bicho. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

CADASTRO     ATUAL    ANTERIORES    NOTÍCIAS     PESQUISA     PROFLETRAS