CADASTRO     ATUAL    ANTERIORES    NOTÍCIAS     PESQUISA     PROFLETRAS

Texto completo:

     PDF

Referências

DAMIANI, M.F, Trabalho colaborativo/cooperativo em educação: Uma possibilidade para ensinar e aprender. São Leopoldo: O BKOS; Brasília: líber livro, 2009.

FAINGUELERNT, E. K. O Ensino de Geometria no 1º e 2º Graus: In Educação Matemática em revista – SBEM 4, 1995, p. 45 - 52.

OLIVEIRA, R. L. Traçando Linhas e Construindo Ideias: Uma experiência na EJA. 1ª ed. João Pessoa: Ideia, 2012.162p.

FONTES, M. M. OBMEP 2012: Um Olhar no Rendimento de Geometria em Alunos do Ensino médio. In: Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Encontro Nacional de Educação Matemática-XI ENEM, de 18 a 21 de julho, Curitiba- PA, 2013.

FONTES, M. M. & FONTES, D. J.S. Explorando los Conhecimentos Geométricos en los Alunos de Enseñanza Media In: REUNIÓN LATINOAMERICANA DE MATEMÁTICA EDUCATIVA, 26, 2012. Belo Horizonte – MG. Anais... Minas Gerais: PUC-MG, 2012.

GUICHAL, C.et al. La Enseñanza de la Geometría. Qué dar, qué no dar, qué mejorar. In REUNIÓN PAMPEANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2, Santa Rosa – La Pampa, Anais … Argentina: 2008. pp. 80 – 85.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 6 ed. São Paulo MARCONI: Atlas, 2006.

LORENZATO, S. Os porquês Matemáticos dos alunos e as respostas dos professores. Proposições. Vol. 10. Faculdade de Educação, UNICAMP, 1993.

________. Porque não ensinar Geometria. In Educação Matemática em revista – SBEM 4, 1995, p. 03 - 13.

________. Para Aprender Matemática,- 6ª ed.- Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

MAGALHÃES, R. A.; SANTOS, D. B. & SANTOS, N. A. A Geometria através da arte do Origami: Aprendendo na ponta dos dedos. In: CONGRESO URUGUAYO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 4. Montevideo. Anais …. Uruguay, 2012.

PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da Geometria: Uma visão histórica. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas, 1989. Dissertação de Mestrado.

PEREIRA, M. R. O. A geometria escolar: Uma análise dos estudos sobre o seu abandono. Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2001. Dissertação de Mestrado.

PEREZ, G. Pressupostos e reflexões teóricas e metodológicas da pesquisa participante no ensino de Geometria para as camadas populares (1º e 2º graus), tese de doutorado, Faculdade de Educação, UNICAMP, 1993.

Pernambuco. Secretaria de Educação Base Curricular Comum para as Redes Públicas de Ensino de Pernambuco: matemática / Secretaria de Educação. - Recife: SE. 2008.134p.

PEÑA, E. C. Análisis del conocimiento geométrico en estudiantes para profesor de matemáticas. Capacidades y destrezas que lo evidencian In: COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 3. Peru. Anais ... Peru, Cecilia Gaita, 2008.

PROENÇA, M. C. & PIROLA, N. A. Investigação em formação conceitual: o conhecimento de alunos do ensino médio sobre polígonos. In M.J. González, M.T. González & J. Murillo (Eds.), INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 13. (pp. 379- 387). Santander: SEIEM, 2009.

SOUSA, F. E. E; NETO, H. B. e EUGÊNIO, K. S. O. Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática: A escola como locus de formação. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Anais... Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste-XXI EPENN, de 10 a 13 de novembro, UFPE. Recife- PE, 2013.