CADASTRO     ATUAL    ANTERIORES    NOTÍCIAS     PESQUISA     PROFLETRAS

Texto completo:

     PDF

Referências

ARSAC, G. L. Origine de la Demonstration: Essai d. Epistémologie Didactique., Revista Recherche en Didactique des Mathématiques (RDM), vol 8, nº 3, pp 267-312, Ed. La Pensé e Sauvage, France, 1987.

 BOYER, Carl. História da Matemática. Trad. de Elza Gomide. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 1974.

 BRIGUENTI, Maria José Lourenço. Ensino e aprendizagem da trigonometria: novas perspectivas da educação matemática. Disponível em: http://www.proem.pucsp.br/teses/Briguen.html>acesso em 07/06/2013.

BIANCHINI, E; PACCOLA, E. Curso de Matemática: volume único,-3ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 2003.

BONGIOVANNI, et al. Matemática e Vida. 2ª ed. Editora Ática, 1993. São Paulo.

COSTA, M.L.C, A história da trigonometria. Disponível em:  http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/geotri/modulo3/mod3_pdf/historia_triogono.pdf. Acesso em: 12 de jun. de 2014.

CAMARGO, Susan Nectoux. Ensino com enfoque na pesquisa: repercussões na aprendizagem de trigonometria. 2004. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) –Faculdade de Física, PUCRS, Porto Alegre, 2004.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Da Realidade à ação: reflexões sobre Educação e Matemática. São Paulo: Universidade Estadual de Campinas,1986. 115p.

 DANTE, L. R. Volume único,- 1ª ed. São Paulo: Ártica, 2010.

 EVES, Howard, Introdução à História à MatemáticaTrad. Hygino H. Domingues, - 3 ed.- Capinas, SP: Editora da UNICAMP, 2002.

 FACCHINI, Walter. Matemática Para Escola de Hoje - ed. não-consumível. São Paulo: Moderna, 2006. [6] Iezzi, Gelson. Fundamentos da Matemática Elementar,- 6 ª edição São Paulo: Atual Editora, 2003.

GENTIL et al, Matemática para o segundo grau - 10ª edição. São Paulo: Editora Ártica, 1998.

 IEZZI, Gelson. Fundamentos da Matemática Elementar - 6 ª edição. São Paulo: Atual Editora, 2003.

LORENZATO, Sergio. Para Aprender Matemática,- 6ª ed.- Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

 M. de A. e LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa, - 6 ª ed. São Paulo: MARCONI: Atlas, 2006.

PAIVA, M. Matemática/Ensino Médio. 1ª edição- São Paulo: Moderna 2009.

PERNAMBUCO, Base Curricular Comum para as redes Públicas de Ensino. Secretaria de Educação-Recife: SE.2008.

SIERPINSKA, A. Obstacles Épistémologiques Relatifs a la Notion de Limite. - RDM vol. 6,1, pp 5-67, 1985.

SMOLE, K.C.S; DINIZ, M.I.S.V. Matemática para o ensino médio. 3ª edição- São Paulo: Saraiva, 2003.

SOUSA, J. R. Novo olhar Matemática. 1ª edição-s São Paulo: FTD, 2010.

VERGNAUD, G. pistemology and Psicology in Mathematics Education em. Mathematics and Cognition, Nesher, P. e Kilpatrick, J, pp 14 -30, Cambridge University Press, 1994.

YOUSSEF, Antônio Nicolau; SOARES, Elizabeth e FERNANDEZ, Vicente Paz, et al Matemática: ensino médio, volume único, - 1ªed. – São Paulo: Editora Scipione, 2005. III Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação – PUCRS, 2008.