CADASTRO     ATUAL    ANTERIORES    NOTÍCIAS     PESQUISA     PROFLETRAS

Texto completo:

     PDF

Referências

ASSIS, Francisco. Fundamentos para a compreensão dos gêneros jornalísticos. ALCEU - v. 11 - n.21 - p. 16 a 33 - jul./dez. 2010.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2. ed. Tradução de: Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BARBOSA, Jacqueline Peixoto. Do professor suposto pelos PCNs ao professor real de Língua Portuguesa: são os PCNs praticáveis? In: ROJO, R. (Org.). A prática da linguagem na sala de aula: praticando os PCNs. Campinas: Mercado de Letras, 2000. p.149-181.

BEZERRA, Benedito Gomes. Suportes de gêneros textuais antes da invenção da imprensa: uma análise do livro. Diálogos N.º 4 março/junho, 2011, p. 83-101 – UPE \ Faceteg – Garanhuns, PE.

BONINI, Adair. Os gêneros do jornal: questões de pesquisa e ensino. In. KARWOSKI, A.M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K.S. (Orgs) Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p.53-68.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro (org.). Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. p.81-108.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência Suiça (Francófona). In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro (org.). Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. p.35-60.

JESUS, Adriana Regina de. Currículo e Educação: conceito e questões no contexto Educacional. In. VIII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Nº 8, 2008. Curitiba – PR. Anais. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/comunicacoes3.html. Acesso em 15/12/2014.

MARCHUSCHI, L.A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MELO, José Marques de.; ASSIS, Francisco de. A natureza dos gêneros e formatos jornalísticos. In: SEIXAS, Lia; PINHEIRO, Najara Ferrari. (Orgs.) Gêneros: um diálogo entre Comunicação e Linguística. Florianópolis: Insular, 2013. p.19-38.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre Currículo: currículo, conhecimento e cultura. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2007.

PERNAMBUCO. Governo do Estado. Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio. 2012.

PERNAMBUCO. Governo do Estado. Currículo de Português para o Ensino Fundamental do Estado de Pernambuco com base nos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco. 2012.

ROJO, Roxane. Modos de Transposição dos PCNs às práticas de sala de aula: progressão curricular e projetos. In: ROJO, R. (Org.). A prática da linguagem na sala de aula: praticando os PCNs. Campinas: Mercado de Letras, 2000.p.27-40.

ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline Peixoto. Gêneros jornalísticos e novos letramentos: novo ethos, curadoria, redistribuição. In. SEIXAS, Lia; PINHEIRO, Najara Ferrari. (Orgs.) Gêneros: um diálogo entre Comunicação e Linguística. Florianópolis: Insular, 2013. p.57-80.