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O ENSINO DE GRAMÁTICA E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NAS VOZES DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA
d.o.i. 10.13115/2236-1499v2n18p224
Silvio Nunes da Silva Júnior - UFAL[1]
Resumo: Muito se tem discutido no campo da educação e da sociolinguística educacional a importância de trabalhar com as variações linguísticas na sala de aula de língua portuguesa como língua materna. Nesse sentido, observamos que os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Portuguesa (PCN) corroboram com essa perspectiva da que trazem noções de língua e linguagem pautadas na heterogeneidade linguística que a sociolinguística defende. No entanto, ainda é constante, na prática de muitos docentes, a visão de ensino de língua materna totalmente vinculado à aprendizagem de regras gramaticais. Visto isso, objetivamos, no presente estudo, identificar como professores de língua materna de escolas públicas do interior de Alagoas entendem as finalidades que permeiam as suas práticas pedagógicas, principalmente no que tange o embate entre o ensino de gramática normativa e o preconceito linguístico no contexto escolar. Para tanto, no decorrer da análise, apresentamos trechos referentes a duas narrativas autobiográficas de professores colaboradores, onde estes relatam alguns pontos referentes à suas formações, crenças e práticas de ensino. O trabalho ancora-se em teóricos atuantes nos campos da gramática, sociolinguística, linguística geral, ensino de língua portuguesa e letramento, como: Saussure (2006 [1916]), Chomsky (1998 [1954]), Labov (2008 [1972]), Bagno (1999, 2007), Castilho (2000), Zozzoli (2012, 2015), Bakhtin (1977, 2003), Travaglia (2002), Geraldi (1996), PCN (1998), Marcuschi (1997, 2001), Possenti (1996), Franchi (2006), Moura (1997), Bortoni-Ricardo (2004), Santos (2004), Soares (2000), Street (1984), dentre outros.
Palavras-chave: Sociolinguística Educacional. Língua. Linguagem. Contexto Escolar.
Abstract: Much has been discussed in the field of education and educational sociolinguistics the importance of working with linguistic variations in the Portuguese language classroom as the mother tongue. In this sense, we observe that the National Curricular Parameters for the teaching of Portuguese Language (NCP) corroborate with this perspective that they bring notions of language and language based on the linguistic heterogeneity that the sociolinguistics defends. However, it is still constant, in the practice of many teachers, the view of mother tongue teaching totally linked to learning grammatical rules. Thus, in the present study, we aim to identify as teachers of the mother tongue of public schools in the interior of Alagoas, understand the purposes that permeate their pedagogical practices, especially regarding the conflict between the teaching of normative grammar and the linguistic prejudice in the context School. Therefore, during the analysis, we present excerpts referring to two autobiographical narratives of collaborating teachers, where they report some points regarding their formations, beliefs and teaching practices. The work is anchored in acting theorists in the fields of grammar, sociolinguistics, general linguistics, Portuguese language teaching and literacy, such as: Saussure (2006 [1916]), Chomsky (1998 [1954]), Labov (2008 [1972]) , Bakno (1977, 2003), Travaglia (2002), Geraldi (1996), PCN (1998), Marcuschi (1997, 2001), Possenti (1996), Franchi (2006), Moura (1997), Bortoni-Ricardo (2004), Santos (2004), Soares (2000), Street (1984), among others.
Keywords: Educational Sociolinguistics. Langue. Language. School context.
[1] Mestrando em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Graduado em Letras/Português pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas (CNPq/UFAL) e do Grupo de Estudos das Narrativas Alagoanas (CNPq/UNEAL). E-mail: junnyornunes@hotmail.com
Texto Completo:
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