CADASTRO     ATUAL    ANTERIORES    NOTÍCIAS     PESQUISA     PROFLETRAS

Referências

BARBOSA, M. L. F. F.; SOUZA, I. P.. Práticas na Sala de Aula: Avançando nas Concepções de Leitura. In: BARBOSA, M. L. F. F.; SOUZA, I. P.. Práticas de Leitura no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BEZERRA, M. A.. Ensino de Língua Portuguesa e Contextos Teórico-metodológicos. In: DIONÍSIO, A. P. ; MACHADO, A. R. ; BEZERRA, M. A. . (Org.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998.

_____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.

CARDOSO, S. H. B.. Discursos e Ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

CAVALCANTI, K. S. B.; SILVA, A.. Os gêneros textuais como objeto de ensino no livro didático de língua portuguesa. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 1, p. 167-180, 2015. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/1091/386. Acesso em: 30 mai. 2015.

COSTA LARA, A. G.; SOUZA, L. C. P.. O Gênero Propaganda na Escola: Uma Análise das Aulas de Leitura. Gatilho, v. 6, p. 01-11, 2007. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2009/12/O-gnero-propaganda-na-escola-Artigo-Gatilho1.pdf. Acesso em: 04 fev. 2016.
COSTA-HÜBES, T. C..
Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino em Língua Portuguesa. Confluência, v. 1, p. 129-146, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://llp.bibliopolis.info/confluencia/pdf/742.pdf. Acesso em: 15 jan. 2017.

DE PAULA, O.; MARIOTO, R. R.; LOPES-ROSSI, M. A. G.. Desenvolvimento de habilidades de leitura no Ensino Médio: as atividades didáticas do Caderno do Aluno. Entretextos, Londrina, v.15, n.1, p.124-156, jan./jul. 2015. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14681. Acesso em: 27 mai. 2016.

FREITAS, L.; P.; LUNA, T. S.. Concepções de texto e escrita nas propostas de produção textual do novo Enem. Encontros de Vista, 15 (1): 81-99, Recife, jan./jun. 2015. Disponível em: http://www.encontrosdevista.com.br/Artigos/art_06_15.pdf. Acesso em: 01 jan. 2017.

LEAL, T. F.. Estabelecendo Metas e Organizando o Trabalho: o Planejamento no Cotidiano Docente. In: LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G. (Orgs.). Alfabetizar Letrando na EJA: Fundamentos Teóricos e Propostas Didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 93-112.

LOPES-ROSSI, M. A. G.. Aspectos teóricos e sequências didáticas para a produção escrita de gêneros discursivos. Letras & Letras, v. 31, n. 3, p. 132-157, 2015. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30598. Acesso em: 29 mai. 2016.

_____. A produção escrita de gêneros discursivos em sala de aula: aspectos teóricos e sequência didática. SIGNUM: Estudos da Linguagem, v. 15, n. 3, p. 223-245, 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13039. Acesso em: Acesso em: 29 mai. 2016.

LUNA, T. S.. A constituição da autoria em crônicas. In: Anais da XXIV JORNADA DO GELNE. Natal: EDUFRN, 2012. p. 1-13. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/view/16081023/a-constituicao-da-autoria-em-cronicas-tatiana-gelne. Acesso em: 13 jan. 2017.

MARCUSCHI, B.. Escrevendo na escola para a vida. In: RANGEL, E. O.; ROJO, R. (Orgs.). Língua Portuguesa: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010, p. 65-84. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7840-2011-lingua-portuguesa-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192; Acesso em: 26 fev. 2017.

MELO, E. S. O.. Análise Semiótico-discursiva de um Anúncio da Nestlé. In: Anais do Seminário Educação 2008 - 20 anos de Pós-Graduação em Educação: avaliação e perspectivas. Instituto de Educação – Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT, Cuiabá, Mato Grosso/ MT, 2008. Disponível em: http://www.ie.ufmt.br/semiedu2009/gts/gt16/ComunicacaoOral/EDSONIA%20DE%20SOUZA%20OLIVEIRA%20MELO.pdf. Acesso em: 01 fev. 2016.

_____. Propaganda Impressa: Prática de Leitura e Produção Textual em Perspectiva Discursiva. Dissertação de Mestrado em Estudos de Linguagem, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, 2006. Disponível em: http://www.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/155e422e8ae35cb091d6e764d44976b0.pdf. Acesso em: 03 fev. 2016.

MELO, S. H. D.. Letramento: o gênero textual no ensino-aprendizagem de história e língua portuguesa. In: Anais do 4º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, Tubarão, 2007. Disponível em: http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/eventos/cd/Port/120.pdf. Acesso em: 01 mar. 2017.

OLIVEIRA JUNIOR, R.; SOUZA, P. C. Q.; LUNA, T. S.. Escritores do Futuro: proposta de desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Revista Rascunhos Culturais, Coxim/MS, v. 5, n. 10, p. 137-159, 2014. Disponível em: http://revistarascunhos.sites.ufms.br/files/2015/08/10ed_artigo_8.pdf. Acesso em: 28 fev. 2017.

PAZ, D. M. S.. O Gênero Publicitário em Sala de Aula: Mais uma Opção de Leitura. Revista Linguagem e Cidadania, UFSM, v. 6, p. 2-21, 2002. Disponível em: http://coral.ufsm.br/lec/01_02/DioniL.htm. Acesso em: 06 fev. 2016.

PERFEITO, A. M.. Concepções de Linguagem, Análise Linguística e Proposta de Intervenção. In: Anais do Congresso Latino-Americano de Professores de Línguas - I CLAPFL, p. 824-836, Florianópolis, 2007. Disponível em: http://docslide.com.br/documents/74-alba-maria-perfeito.html. Acesso em: 08 fev. 2016.

SANTOS, C. F.. Formação em Serviço do Professor e as Mudanças no Ensino de Língua Portuguesa. Educação Temática Digital – ETD, Campinas, vol. 3, n. 2, p. 27-37, jun. 2002. Disponível em: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/1794. Acesso em: 09 fev. 2016.

SILVA, A.. Mudanças no ensino de gramática/análise linguística: com a palavra, os professores. Educação (Rio Claro. Online), v. 25, p. 99-113, 2015. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8442. Acesso em: 07 mai. 2016.

SILVA, S. P.. O Texto Visual na Educação Infantil: Contribuições para Construção do Conhecimento da Criança. Arredia, Dourados, v. n.º 03, p. 77-101, 2014. Disponível em: http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/3290/2058. Acesso em: 02 fev. 2016.

SILVA, S.P.; SILVEIRA, B. B. F.; SOUZA, F. E. B.; SILVA JÚNIOR, I. F.; CIPRIANO, L. C.. O Anúncio Publicitário na Sala de Aula: Práticas de Leitura, Produção de Texto e Oralidade em Foco. Philologus, v. n.º 63, p. 1364-1386, 2016. Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/63supl/098.pdf. Acesso em: 24 mar. 2016.

SILVA, S.P.; SOUZA, F. E. B.; SILVA, S.P.; CIPRIANO, L. C.. Textos Multimodais: um Novo Formato de Leitura. Linguagem em (Re)vista, vol. 10, n. 19. Niterói, jan.-jun./2015. Disponível em: http://www.filologia.org.br/linguagememrevista/19/08.pdf. Acesso em: 25 mar. 2016.

SILVA, S. P.; LUNA, T. S.. Da Decodificação à Construção de Sentido: Concepções de Leitura Subjacentes aos Livros Didáticos de Língua Portuguesa adotados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (1979-2012). Olh@res, v. 1, n. 2, p. 365-388, 2013. Disponível em: http://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/67. Acesso em: 05 fev. 2016.

SILVA, S. P.; LUCENA, J. M. Entrevista com Lívia Suassuna. Educação em Revista, v. 34, p. 01-09, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100138&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 29 abr. 2018.

_____. Entrevista com Lívia Suassuna. Revista X, v. 12, p. 01-07, 2017a. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/55130. Acesso em: 29 dez. 2017.

_____. Atividades de Compreensão Textual em Livros Didáticos de Língua Portuguesa: um olhar sobre a Coleção Português Linguagens ? Ensino Médio (1994-2013). Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. n.º18, p. 53-76, 2017c. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/reihm/article/view/4499/0. Acesso em: 01 mai. 2018.

SOARES, M. B.. Português na Escola – História de uma Disciplina Curricular. In.: BAGNO, M.. Linguística da Norma. São Paulo: Edições Loyola, 2004.