CADASTRO     ATUAL    ANTERIORES    NOTÍCIAS     PESQUISA     PROFLETRAS

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1997/1998.

DAMACENO, D. S.; ALVES, V.; SANTOS, T. S. A resolução de problemas e os aspectos significativos da sua prática nas aulas de matemática. In: Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2011.

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de Matemática. 2. ed. São Paulo: Ática, 1991.

DANTE, L. R. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2009.

DANTE, L.R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 2ªed. São Paulo: Ática, 1998.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JACINTO, H.; CARREIRA, S. Solução Matemática de Problemas com Tecnologia: o Fluência técnico-matemática de um aluno com GeoGebra. Jornal internacional de Ciência e Educação Matemática, 15 (6), 1115-1136.

JUNIOR, L. J.; ONUCHIC, L. R.. Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas como Prática Sociointeracionista. Rio Claro: Bolema, v. 29, n. 53. dez/ 2015.

LUPINACCI, M. L. V. e BOTIN, M. L. M. Resolução de problemas no ensino de matemática. Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Recife, 2004, p. 1–5.

ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução Problemas. In: BICUDO, M. A. V (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, Educação matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2005.

PAVANELLO, R. M.; LOPES, S. E. L.; ARAÚJO, N. S. R. Leitura e interpretação de enunciados de problemas escolares de matemática por alunos do ensino fundamental regular e educação de jovens e adultos (EJA). Educar em Revista, Curitiba, Editora UFPRl, n. Especial 1/2011, p. 125-140, 2011.

PERNAMBUCO. Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco, 2012.

PIZZANI, L. et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas, SP, v. 10, n. 1, p.53-66, jul./dez. 2012.

POLYA, G.  A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação de Heitor Lisboa de Araújo. 2. reimpr. Rio de Janeiro: Interciências, 1995.

PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª ed. Universidade Feevale – Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, 2013.

RAMOS, W. R.; MANRIQUE, A. L. Comunidade de prática de professores que ensinam Matemática como espaço de negociações de significados sobre a resolução de problemas. Bolema: Boletim de Educação Matemática (Online), Rio Claro, v. 29, p. 979-997, 2015.

SOUZA, G. S; SANTOS, A. R.; DIAS, V. B. Metodologia da pesquisa científica: a construção do conhecimento e do pensamento científico no processo de aprendizagem. Porto Alegre: Editora Animal, 2013.

STAREPRAVO, A. R. et al. Autorregulação e situação problema no jogo: estratégias para ensinar multiplicação. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 21, n. 1, p. 21-31, 2017.

VIEIRA, G.; PAULO, R. M.; ALLEVATO, N. S. G. Simetria no Ensino Fundamental através da resolução de problemas: possibilidades para um trabalho em sala de aula. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 46, p. 613-630, ago. 2013.