CADASTRO     ATUAL    ANTERIORES    NOTÍCIAS     PESQUISA     PROFLETRAS

ALMEIDA, J. R. Problemas Propostos para o Ensino de Equações Polinomiais do 1º Grau com uma Incógnita: Um Estudo Exploratório nos Livros Didáticos de Matemática do 7º ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco, 2011. 

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. 

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. 

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Versão final. MEC. Brasília, 2017.

BRASIL. Guia Nacional do Livro Didático (1º ao 5º ano) – PNLD 2019. Brasília 2018.

CANAVARRO, A. P. O pensamento algébrico na aprendizagem de Matemática nos primeiros anos. Quadrante, Lisboa-PT, v. 16, n. 2, p.81-118, 2007.

FERREIRA, M. C. N, et al. Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental: primeiras reflexões à luz de uma revisão de literatura. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados - MS, v.6, n.17 p.34-47, maio/ago. 2016.

LIMA, J. R. C. e BIANCHINI, B. L. A álgebra e o pensamento algébrico na proposta e Base Nacional Curricular Comum para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Ver. Prod. Disc. Educ.Matem., São Paulo, v.6, n.1, pp. 197-2018, 2017.

SCHAWANTES, V. e SCHAWANTES, E. B. F. Uma Reflexão sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico discente no Ensino Fundamental. Revista Varia Scientia, v.04, n. 07, p.77-87.

RIBEIRO, A. J. et al. Mapeamento de concepções de Álgebra: uma alternativa para compreender seus diversos significados. Acta Scientiae, Canoas, v.18, n.2, p.419-434, mai/ago. 2016.

FERREIRA, M. C. N. et al. Conhecimento matemático para ensinar Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Zetetiké, Campinas, SP, v.25, n. 3, p.496-514 set.-dez. 2017.

SANTOS, M. C.; ALMEIDA, J. R. Parâmetros Balizadores Da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil: Pesquisa em Educação Algébrica. Educ. Mate. Pesq., São Paulo, v17, n.3, pp.541-555, 2015.

ALMEIDA, J. R. ; SANTOS, M. C. Análise dos Problemas propostos para o ensino de equações polinomiais do 1º grau com uma incógnita nos livros didáticos de matemática. Boletim Gepem (Online) ISSN: 2176-2999| n. 64 – Jan/Jun. 2014.

SILVA, D. P.; SAVIOLI, A. M. P. D. Manifestação do Pensamneto Algébrico em resolução de tarefas por estudantes do Ensino Fundamental I. RPEM, Campo Mourão, PR, v.3, n.5, jul.-dez. 2014.

ARAÚJO, E. A. Ensino de álgebra e formação de professores. Educ. Mat. Pesqui. São Paulo, v. 10, n. 2, pp. 331-346, 2008.

ALMEIDA, J. R. ; SANTOS, M. C. Pensamento Algébrico: em busca de uma definição. RPEM, Campo Mourão, Pr, v.6, n.10, p.34-60, jan.-jun. 2017.

SCHELLER, M.; BANOTTO, L. D.; VIALI, L. Desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais por meio da Modelagem Matemática na Educação: possibilidade de utilização de linguagem simbólica. Revista do Programa de Pós-Graduação Em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mato Grosso do Sul, v.9, n. 21, 2016.

ALMEIDA, J. R. Pesquisas sobre pensamento algébrico no brasil: análise de resumos em anais de eventos e periódicos na área de educação matemática no período de 2000 a 2013. In: VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática. Campina Grande - Volume 1, Número 2, ISSN 2317-0042. 27 a 29 de nov. 2014.

 OLIVEIRA, S. C.; LAUDARES, J. B. Pensamento algébrico: uma relação entre álgebra, aritmética e geometria. Disponível em: <http://www.ufjf.br/emem/files/2015/10/PENSAMENTO-ALG%C3%89BRICO-UMA-RELA%C3%87%C3%83O-ENTRE-%C3%81LGEBRA-ARITM%C3%89TICA-E-GEOMETRIA.pdf>. Acesso em:10 ago. 2018.

BITENCOURT, D. V. Early Algebra: Uma análise de livros didáticos. In: XXI Encontro Brasileiro de estudantes de pós-graduação em Educação Matemática, 2 a 4 de nov. 2017, Pelotas – RS. Anais eletrônicos: Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/xxiebrapem/files/2018/07/gd1_daiane_bitencourt.pdf> Acesso em: 20 set. 2018.

BORRALHO, A.; BARBOSA, E. Padrões e o desenvolvimento do pensamento algébrico. In: XIII Conferência Internacional de Educação Matemática, 26 a 30 de jun. 2011, Recife. Anais eletrônicos: Disponível em: < https://ciaem-redumate.org/ocs/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/1111/604> Acesso em: 20 set. 2018.

ALMEIDA, J. R. Contribuições dos problemas de partilha para o desenvolvimento do pensamento algébrico em iniciantes em álgebra formal. In: XVIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 20 a 23 de nov. 2014, Recife – PE. Anais eletrônicos: Disponível em: < http://www.lematec.net.br/CDS/XVIIIEBRAPEM/PDFs/GD2/almeida2.pdf> Acesso em:25 set. 2018.

ALMEIDA, J. R. Níveis de desenvolvimento do pensamento algébrico: em busca de um modelo para os problemas de partilha de quantidade, In. XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 13 a 16 de jun. 2016. São Paulo – SP. Anais eletrônico: Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/comunicacoes-cientificas-1.html> Acesso em: 25 set. 2018.

SANTOS, L. G.; WAGNER-SANTOS, V. M. S. Introdução do pensamento algébrico. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 7 a 9 de jun. 2010. Salvador – BA. Anais eletrônico: Disponível em: < http://www.lematec.net.br/CDS/ENEM10/artigos/CC/T4_CC1985.pdf> Acesso em: 25 set. 2018.

SILVA, A. L.; SOARES, M. A. S.; NEHRING, C. M. Pensamento algébrico e padrão: explicitação de entendimentos a partir de periódicos de educação matemática. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 13 a 16 de jul. 2016. São Paulo – SP. Anais eletrônico: Disponível em: < http://porteiras.s.unipampa.edu.br/pibid/files/2014/08/XIIENEM_005.pdf> Acesso em: 05 out. 2018.

ÁGUA, A. E. B.; BOAVIDA, A. M.; OLIVEIRA, H. Pensamento algébrico no 2.º ano de escolaridade: generalização de sequências. In: XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2011. Disponível em: <http://repositrio.ul.pt/bitstream/10451/7078/1/Ramos_Boavida_%26_Oliveira_SIEM2011.pdf> Acesso em: 05 out. 2018.