CADASTRO ATUAL ANTERIORES NOTÍCIAS PESQUISA PROFLETRAS
ASPECTOS MULTIMODAIS EM TEXTOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DE GRÁFICOS E TABELAS NAS AVALIAÇÕES DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS NO ENEM
Layara Karuenny Oliveira Silva Lima – UPE[1]
Ernani Martins dos Santos - UPE[2]
Resumo: As relações comunicativas construídas por meio do texto tomaram novos formatos ao longo dos anos. Tais formatos têm primado por uma realidade textual que conjugue diversas linguagens em busca de uma compreensão ampla e crítica dos suportes comunicativos. Em meio à era pós-moderna, a sociedade está sempre em contato com esses textos diversos que apresentam linguagem de caráter semiótico. Dessa maneira, o presente artigo traz uma discussão acerca das questões de Matemática e suas Tecnologias presentes nas provas do ENEM de 2014 a 2018, que se referem ao campo tratamento da informação, e discorrem em seus itens sobre estatística e probabilidade, apontando também os aspectos multimodais presentes nos itens em discussão. A pesquisa tem como propósito analisar como os recursos multimodais favorecem a compreensão interpretativa e crítica, bem como, de que forma gráficos e tabelas podem relacionar-se a esses aspectos multimodais. O percurso metodológico constituiu-se por meio de um estudo documental, tendo as avaliações do ENEM como base e fundamenta-se em estudiosos que discutem a temática, desde a constituição do gênero, até as propostas dos textos multimodais. Nesta direção, ainda tem o aporte de estudos que se aprofundam em pontos referentes à estatística. Os resultados apontam para a presença, nos itens das provas analisadas, de propostas multimodais que abarcam a utilização de gráficos e tabelas. No entanto, tais itens, em muitos casos, ainda são apresentados sem relação e combinação de linguagens.
Palavras-chave: Multimodalidade. Matemática. ENEM.
MULTIMODAL ASPECTS IN TEXTS: AN EXPLORATORY STUDY ABOUT GRAPHICS AND TABLES IN MATH AND TECHNOLOGY PROOF IN ENEM
Abstract: The communicative relations built through the text have taken on new formats over the years. Such formats have been striving for a textual reality that combines several languages in search of a broad and critical understanding of communicative supports. In the midst of the postmodern era, society is always in touch with these diverse texts that have semiotic language. Thus, the present article discusses the issues of Mathematics and its Technologies from ENEM in the years 2014 to 2018 that refer to the field of information treatment and discuss in its items about statistics and probability, also pointing out the multimodal aspects present in the items. under discussion. The purpose of this research is to analyze how multimodal features favor interpretative and critical understanding, as well as how graphs and tables can relate to these multimodal aspects. The methodological path was through a documentary study, based on ENEM evaluations and based on scholars who discuss the present theme from the constitution of the genre, to the proposals of the multimodal texts, as well as those that go deeper into statistics. The results point to the presence, in the evaluated evaluations, of multimodal proposals that include the use of graphs and tables. However, such items in many cases are still presented without relation and combination of languages.
Keywords: Multimodality. Mathematics. ENEM.
[1] Mestranda da Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da (Nível Mestrado) da UPE, graduada em Letras e professora da rede estadual de ensino de Pernambuco.
[2] Doutor em Psicologia Cognitiva, Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco.
Texto Completo:
REFERÊNCIAS
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. In.: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
______. Mikhail Mikhailovich; VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006 [1929].
BATANERO, Carmen. Errores y dificultades em la comprensión de los conceptos estatísticos elementares. Grupo de Investigación em Educación Esdadística. Granada, 1992. Disponível em: Acesso em: 11 ago. 2019.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CAZORLA, Irene Maunício; SANTANA, E. R. S. Tratamento de Informação para ensino fundamental e médio. 2 ed. Itabuna: Via Literarum, 2009.
COSTA, Lucélia de Maia da. Leitura, interpretação e construção de tabelas e gráficos nos anos iniciais do ensino fundamental. Sociedade Brasileira de Matemática. Rio de Janeiro, 2018.
DIONISIO, Ângela Paiva. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas e união da Vitoria, PR: Kaygangue, 2005.
DUVAL, Raymond. Registro de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: Aprendizagem em Matemática: registro de representação semiótica. Organização de Silvia Dias Alcântara Machado, p 11- 33, Campinas, São Paulo: Papirus, 2003.
FERNANDES, José Antônio; MORAIS, Paula Cristina. Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.13, n.1, p. 95-115, 2011.
FLORES, Cláudia. Regina; MORETTI, Méricles Thadeu. O funcionamento cognitivo e semiótico das representações gráficas: ponto de análise para a aprendizagem matemática. In: Anais da 28ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu (MG), 2005.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HALLIDAY, Michael. Linguagem como Semiótica Social: a interpretação social da linguagem e do significado. Londres: Edward Arnold, 1978.
KRESS, Gunther; VAN, Leeuwen Theo. Multimodal Discourse: the modes and media of contem porary communication. London: Arnold, 2001.
______. Gunther. VAN, Leeuwen Theo. Reading images: the grammar of visual design. London an New York: Routledge, 2006 [1996].
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LOPES, Celi Aparecida Espasandin. A Probabilidade e a Estatística no Ensino Fundamental: uma análise curricular. 1998. 125 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Campinas, SP: Faculdade de Educação da UNICAMP, 1998.
______. Celi Aparecida Espasandin. Reflexões teórico-metodológicas para a Educação Estatística. In: LOPES, C. A. E.; CURI, E. Pesquisas em Educação Matemática: um encontro entre a teoria e a prática. São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2008, p. 67-86.
______. Celi Aparecida Espasandin. A Educação Estatística no currículo de Matemática: um ensaio teórico. In: 33ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu (MG), 2010.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. 1. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
ROJO, Roxane. (Org). Escola Conectada: multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
______. Roxane. BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1. ed. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2015.
SÁ, J. Seus alunos sabem ler gráficos e tabelas. Revista Escola. nº 185, set/2005. Acesso em: 11 ago. 2019.