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Uma Discussão Panorâmica acerca da Inclusão no Ensino Superior: o Trabalho dos Núcleos de Apoio Psicopedagógico
Profª. Drª.Cristiany Morais de Queiroz[1]
Esp. Maria Luzia Silveira Mendonça[2]
Resumo:
Este trabalho foi fruto da nossa experiência no Núcleo de Psicopedagogia da Faculdade Damas, atendendo alunos dos seguintes cursos: Administração, Arquitetura, Direito e Relações Internacionais. A partir desta prática, fomos instigadas a elaborar um estudo para conhecermos a abordagem psicopedagógica de outras Instituições de Ensino Superior no Brasil. Neste sentido, esta pesquisa tem por finalidade apresentar um estudo panorâmico a respeito dos Núcleos de Apoio Psicopedagógicos (NAP), que também poderão ser denominados de Núcleo de Apoio ao Discente (NAD) ou, ainda, Serviço de Atendimento Universitário (SAU), em algumas universidades do Brasil. Estes serviços têm se mostrado, cada vez mais, eficientes, devido às transformações que os alunos vêm sofrendo ao longo dos anos: desenvolvimento tecnológico, maior quantidade de diagnósticos nas áreas cognitivas e emocionais. Com relação a este último, temos nos deparado, frequentemente, com índices alarmantes de suicídio. Sendo assim, o trabalho do psicopedagogo e do psicólogo tem se tornado imprescindível no ensino superior, tais como: a melhoria de técnicas profissionais, com incentivo à organização de artigos acadêmicos, a elaboração de planos de estudo, exercícios de estimulação cognitiva, promoção de debates (com os seguintes temas: psicopatologias, violência doméstica, feminicídio, dentre outros) e avaliação diagnóstica. Portanto, levanta-se a seguinte problemática: até que ponto é possível trabalhar com a psicologia escolar no ensino superior? A metodologia utilizada é a bibliográfica. Chega-se à seguinte conclusão: apesar de muitas universidades e faculdades já terem implantado esse tipo de conduta na assistência para com os alunos, é necessário se desenvolver mais, ampliar o trabalho para intervenções mais clínico pedagógicas, cujo foco se estende para a dimensão afetiva do ser humano: alunos e professores.
Palavras-chave: Núcleo de Apoio Psicopedagógico. Ensino Superior. Cognição. Dimensão Afetiva.
[1] Formação em Psicologia Clínica pela UNICAP, Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital dos Servidores do Estado de Pernambuco, Mestre e Doutora em Antropologia pela UFPE, Professora e Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Discente da Faculdade Damas, Professora e Orientadora do Mestrado e Doutorado em Ciência da Educação da Unigrendal Education e Conferencista do Instituto Unificado de Ensino Jurídico de Pernambuco.
[2] Graduada em Pedagogia pela Faculdade Franssinetti do Recife, Pós-graduada em RH, MBA, Gestão Escolar e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNINTER.
Texto Completo:
REFERÊNCIAS
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