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EDUCAR PARA (TRANS) FORMAR: CAMNIHOS DE DESCONSTRUÇÃO DO MACHISMO.
Rosa Maria Farias Tenório*
Patrícia Maria Tenório de Souza**
Resumo
O presente trabalho discute a experiência do Grupo de estudo composto por graduandos dos cursos de história, pedagogia, psicologia. A partir dos estudos sobre a história das mulheres, marcada por uma tessitura social binária e machista, inquietou o grupo como promover uma cultura que dê visibilidade ao feminino e favoreça a quebra dos diversos tipos de violência sofrida pelas mulheres no Agreste Meridional. Assim emergiu a necessidade de desenvolver atividade de extensão em quatro escolas da Rede Municipal de Garanhuns, com atividades para alunos de oitavos anos do ensino fundamental, com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância das mulheres e buscando promover a desconstrução do machismo. A metodologia seguiu as seguintes etapas: a) estudo e discussão de textos, com referencial teórico embasado em pesquisadoras como Margareth Rago, Tânia Swian, Djamila Ribeiro e outras; b) definição de Escolas Municipais para atuação e sensibilização dos gestores, professores e pais de alunos das escolas para desenvolver as atividades; c) contato e desenvolvimento de atividades lúdicas e rodas de conversa com os(as) alunos(as). Constatou a importância da educação como caminho para quebra de conduta machista institucionalizada na cultura.
Palavras-Chave: Mulheres; Educação; Desconstrução do Machismo; Direitos Humanos.
Conclusion:
This paper discusses the experience of a study group composed of undergraduates of the courses of History, Pedagogy and Psychology. From studies on the history of women, marked by a binary and sexist social fabric, the group worried about how to promote a culture of female visibility and favor the breaking of the various types of violence suffered by women in the rough northeastern territory. Thus emerged the need to develop extension activities in four public schools from Garanhuns, with activities for eighth grade students, in order to raise students' awareness about the importance of women and seeking to promote the deconstruction of machismo. The methodology followed the following steps:
a) Margareth Rago, Tania Swain, Djamila Ribeiro, among others. b) definition of municipal schools to act and sensitize managers, teachers and parents of school students to develop the activities c) contact and development of playful activities and conversation circles with students. It was noted that the importance of education is a way to break institutionalized male chauvinist conduct in culture.
Key words: Women; Education; Machismo; Human Rights.
* Mestra em Educação pela UFPE. Especialista em História pela UPE. Professora de História da Universidade de Pernambuco. Membro do grupo de pesquisa NEPEJA da UPE. Coordenadora do Grupo de Estudo Epistemologia Feminista, Cultura e Gênero.
** Mestranda em Antropologia Cultural pela UPE. Professora da linha de Educação da UPE. Professora colaboradora no Grupo de Estudo Epistemologia Feminista, Cultura e Gênero.
Texto Completo:
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