Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

O direito à terra como estratégia à preservação das espécies medicinais e ao fortalecimento da cultura nativa dos índios fulni-ô (Águas Belas – PE)

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.2012v1n7p182

Adjair Alves 1

Jemerson Caetano de Sá 2

Idiarury Severo Araújo 3

Resumo:

O presente artigo tem como direção a combinação da percepção da prática de construção dos saberes tradicionais de cuidado com a saúde e a luta pelo direito a terra, compreendidas como estratégias à preservação do meio ambiental e da medicina tradicional Fulni-ô em Águas Belas/PE. A compreensão de que o fortalecimento dos conhecimentos da medicina tradicional, aliada a apropriação dos lugares sagrados constitui fator fundante da luta pela demarcação das terras indígenas e constitui condição para à preservação das espécies medicinais nativas da cultura Fulni-ô. Essas conquistas garantem a disponibilização de material arbóreo, e a preservação das novas gêneses, possibilitando, assim, o acesso ao conhecimento desses recursos às futuras gerações, mediante o trabalho desenvolvido pelas escolas indígenas Fulni-ô.

Palavras-chave: Fulni-ô, medicina tradicional, produção de conhecimentos, preservação ambiental.

Abstract:
This article is the combination of perception toward the construction practice of traditional knowledge of health care and the struggle for land rights, understood as strategies to preserve the environmental and traditional medicine through Fulniin Águas Belas / PE . The understanding that strengthening knowledge of traditional medicine, combined with ownership of sacred places is foundational factor in the struggle for the demarcation of indigenous lands and a condition for the preservation of native medicinal species culture Fulni. These achievements guarantee the availability of woody material, and the preservation of the new genesis, thus providing access to knowledge of these resources for future generations, through the work of the indigenous schools Fulni.
Keywords: Fulni, traditional medicine, knowledge production, environmental preservation.

1 Graduado em Filosofia – Doutor e Mestre em Antropologia – Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco.

Graduado em Ciências Biológicas., Especialista em Educação e Desenvolvimento Sustentável – Índio Fulni-ô, Águas Belas-PE.

Graduando em Educação Intercultural, Professor da Escola Bilingue Antônio José Moreira, no Aldeamento Fulni-ô em Águas Belas. 

 

 

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.° 7

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