Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

O USO DOS RECURSOS METODOLÓGICOS PROPOSTOS POR MALBA TAHAN NA SALA DE AULA ATUAL

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.2012v1n7p209

PÂMELA MACIEL SOBRAL

Universidade de Pernambuco (UPE) / pamela.nett@gmail.com

WILLAMES ALBUQUERQUE SOARES

Universidade de Pernambuco (UPE) / willames.albuquerque.soares@gmail.com

RESUMO: A frequente insatisfação com os resultados obtidos pelos alunos em avaliações de matemática tem feito esta temática virar alvo de debates e pesquisas. Os quais visam buscar inovações do ensino-aprendizagem que viabilizem os resultados positivos desejados. Assim sendo, este estudo relata uma pesquisa realizada em uma escola do município de Lajedo, cidade localizada no agreste pernambucano. Com o objetivo de comprovar se a interação entre os métodos/ recursos didáticos propostos por Malba Tahan com a sala de aula atual continuam a proporcionar uma aprendizagem significativa, além de buscar facilitar o processo de ensino-aprendizagem por meio de estratégias de baixo custo financeiro e de fácil acesso. Este estudo foi realizadono 8º ano da referida escola, que está localizada no espaço rural e tem um público variado. De onde se constatou que os métodos acima citados realmente são eficazes e com percentuais diferenciados. Para alcançar estes resultados fez-se uso de diversos recursos como: textos, jogos, laboratório de matemática, pesquisa de campo, entre outros.

Palavras-chave:Aprendizagem, Matemática e Recursos didático-metodológicos.

ABSTRACT: The frequent dissatisfaction with the results obtained by students in mathematics has done reviews of this subject turn target of debate and research. Which aim to seek innovations of teaching and learning that enable the desired positive results. Therefore, this study reports a survey conducted on a school in the municipality of Lajedo, a town in rural Pernambuco. With the objective of verifying the interaction between methods / didactic resources proposed by Malba Tahan with the current class room continue to provide meaningful learning, and seek to facilitate the teaching-learning strategies through low financial cost and easy access. This study was conducted on the 8th year of this school, which is located in rural areas and has a varied audience. Where it was found that the methods mentioned above are really effective and with different percentages. To achieve these results was made use of various features such as: texts, games, math lab, field research, among others.

Keywords: Learning, Mathematics and didactic-methodological resources.

 

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.° 7

Home Page da Revista

Normas de Submissão de Artigos