Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

O lugar da Educação no Pensamento de Hannah Arendt

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.2012v1n7p76

Marcela Barbosa Leite1

Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre a concepção de educação no pensamento arendtiano. Trata-se de mostrar como Hannah Arendt situa a essência da educação e o papel que ela deve desempenhar em um mundo moderno em crise. Para Arendt, o papel da educação é iniciar um novo mundo com aqueles que são por nascimento e por natureza novos. Mas, como introduzir o novo no mundo? Que mundo é esse para o qual nascemos? São as questões que teremos como pano de fundo em nossa reflexão.

Palavras-Chave: Educação, nascimento, mundo.

 
Abstract: This paper proposes a reflection on the concept of education in Arendt's thought. It's show as Hannah Arendt locates the essence of education and the role it should play in a modern world in crisis. For Arendt, the role of education is to start a new world to those who are by birth and a new nature. But, how to enter in the new world? What world is this for which we were born? Are the issues that we as a backdrop for our reflection.


Keywords: Education, birth world.

Marcela Barbosa Leite é doutoranda em Filosofia pelo Programa de Doutorado Integrado UFPE-UFPB-UFNR. É professora de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA) e da Faculdade de Direito de Garanhuns (FDG/AESGA)

 

 

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.° 7

Home Page da Revista

Normas de Submissão de Artigos