Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA CULTURA CONTEMPORÂNEA - UMA TRAJETÓRIA DO DESEJO DE SABER.

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.2012v1n7p101

CLARISSA MARIA DUBEUX LOPES BARROS

Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica (UNICAP)

Doutoranda em Psicologia Social - UFPB

Resumo:

Este artigo tem o objetivo de apresentar alguns questionamentos sobre as dificuldades de aprendizagem escolar, na contemporaneidade. Aponta-se para a complexidade de fatores no fenômeno, ao mesmo tempo em que apresenta para o profissional de saúde e da educação algumas considerações, de inspiração psicanalítica, para uma escuta que valorize o cuidado e a singularidade na trajetória do saber de cada um.

Palavras-Chave: Dificuldades de aprendizagem, educação, psicanálise.

Abstract:
This paper aims to present some questions about the difficulties of school learning, nowadays. Points to the complexity of factors in the phenomenon, while presenting to the health care and education are some considerations of psychoanalytic inspiration for a listen and care that values ​​the uniqueness in the trajectory of knowledge of each.

Keywords: Learning disabilities, education, psychoanalysis.

 

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.° 7

Home Page da Revista

Normas de Submissão de Artigos