Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Entre sambas e enredos: a trajetória da Escola de Samba Vila do Príncipe em Caicó-RN.

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.2012v1n7p114

Lydiane Batista de Vasconcelos1

RESUMO: Este artigo objetiva analisar e compreender a inscrição social da Escola de Samba Vila do Príncipe no município de Caicó-RN na "avenida" e na cidade, bem como as modificações que se deram na "performance", impulsionada pelos sambas e desfile que foram significadas a partir das noções de "tradição" e de "modernidade". Abordando os significados envolvidos em torno das figuras dos idosos na composição dramática e no contexto da cultura local, a análise volta-se para os motivos que levaram os sujeitos-brincantes, no período estudado, tempo presente a rivalizarem, a se colocarem em posições conflitantes sobre a questão da legitimidade enquanto manifestação carnavalesca na cidade. Os discursos dos carnavalescos publicados em blogs, as entrevistas orais e as letras das escolas de samba configuradores da memória social desta prática, norteiam, em particular, o foco interpretativo desta pesquisa.

Palavras-chave: carnaval, escola de samba, memória

ABSTRACT: This articleaims to analyzeand understand thesocial inscriptionoftheVilaSamba Schoolin the city ofPrinceCaicó-RN in"avenue" and thecity as well asthe changesthat occurredin the"performance", anddriven bysambaparadewere meantfrom the notionsof"tradition" and"modernity." Addressingthe meaningsinvolvedaround the figuresofdramatic compositionin theelderlyand in the contextof local culture, the analysis turns tothe reasons whythesubject-brincantes male and female, in the periodstudied, rivaling, to place themselvesin positionsconflictingon the issue oflegitimacy amanifestation ofcarnivalin town. The speechesofbrincantes, configuratorssocial memoryof this practiceguide, inparticular,the focusof thisinterpretiveresearch.

Keywords: Carnival. Samba. School. Memory

1 Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco; Professora Substituta da Universidade de Pernambuco/Campus Garanhuns.

 

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.° 7

Home Page da Revista

Normas de Submissão de Artigos